4º Seminário da DIMNT – Combinando aspectos de decisões humanas e mudanças ambientais em sistema de modelagem do sistema terrestre

Data: 31 de Março de 2021

Horário: 15h30 –16h30

Link de acesso: https://www.gotomeet.me/cptec

Faça suas perguntas via nosso Link para perguntas: https://app.sli.do/event/fkuobivo

Título do seminário: “Combinando aspectos de decisões humanas e mudanças ambientais em sistema de modelagem do sistema terrestre”

Palestrante: Celso von Randow

Biografia: Celso vonRandow possui graduação em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Ambientais pela Wageningen University and Research Centre, Holanda (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia e Interação Biosfera-Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluxos de superfície, Eddy Covariance e Estudos do Ciclo de Carbono e Interação com o sistema climático, usando modelos da biosfera terrestre. Atualmente ocupa o cargo de chefe da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade do INPE.

Resumo: Modelos do sistema terrestre simulam o clima como resultado de processos físicos, químicos e biológicos inter-relacionados. Com esses modelos, reconhece-se que a biosfera não apenas responde às mudanças do clima, mas também influencia a direção e a magnitude das mudanças. No entanto, incluir aspectos da influência humana nesses modelos ainda é um desafio. Neste seminário, apresento exemplos recentes de estudos que combinam modelos de uso e cobertura da terra, da biosfera terrestre, e modelos climáticos para apoiar a análise de como diferentes decisões políticas podem impactar a provisão de serviços climáticos e ecossistêmicos. Em particular, idealmente o sistema de análises deve ser capaz de considerar como políticas de uso e cobertura da terra podem influenciar o estado da superfície e o clima, que por sua vez pode influenciar também as decisões e práticas de uso da terra. Neste contexto, discutimos também como as divisões de modelagem do sistema terrestre e de adaptação, impactos e vulnerabilidade agregam competências importantes para o desenvolvimento e aplicações de modelos para subsidiar a sociedade.