1º Workshop RaioSAT – 04 de maio de 2021 (08h30 – 17h00) – On-line / Webex

Resumo do projeto:   “Eventos atmosféricos severos são responsáveis ​​por centenas de mortes e bilhões de dólares de danos anualmente em todo o mundo. No Brasil, diferentemente dos outros eventos hidrometeorológicos, os eventos atmosféricos severos são aleatórios e, assim, não apresentam padrão sócio-espacial, podendo afetar indistintamente qualquer grupo social, o que os diferencia de fenômenos como movimentos de massa e inundações, que tendem a atingir mais comumente parcelas menos favorecidas da população.

Nesse contexto, há uma motivação significativa no sentido de aprimorar as técnicas de previsão desse tipo de fenômeno utilizando modelos numéricos de alta resolução. Para isso, é necessária uma grande quantidade de dados observacionais de boa qualidade, entre eles dados de descargas atmosféricas em tempo real. Além disso, a detecção das descargas atmosféricas produzidas pelas tempestades é importante para uma ampla variedade de aplicações e em diversas áreas da pesquisa científica, que incluem o entendimento da ação do homem sobre o clima e como as mudanças climáticas podem afetar o comportamento das tempestades a longo prazo.

O objetivo do projeto RaioSAT é desenvolver tecnologia nacional para detecção de descargas atmosféricas a partir do espaço a fim de complementar os dados existentes da rede de detecção de solo BrasilDAT, a qual não tem cobertura nacional e requer altos investimentos para se garantir um desempenho satisfatório. Esse projeto tem um alinhamento direto com a missão do INPE de “produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil”.