10º Seminário da DIMNT – Estudo numérico dos impactos dos aerossóis atmosféricos e de processos de superfície no desenvolvimento de tempestades severas em regiões urbanas – 11 de agosto de 2021, 15h30
Coordenação-Geral de Ciências da Terra – CGCT
Modelagem Numérica do Sistema Terrestre
Vídeos
Imagens
Data: 11 de agosto de 2021
Horário: 15h30 – 16h30
Link de acesso: https://www.gotomeet.me/cptec
Link para perguntas: https://app.sli.do/event/f54uaa5u
Título do Seminário: “Estudo numérico dos impactos dos aerossóis atmosféricos e de processos de superfície no desenvolvimento de tempestades severas em regiões urbanas.”
Palestrante: Angel Domínguez Chovert
Biografia: Graduação em Meteorologia pelo Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas da Universidade da Havana (InSTEC/Cuba), ano de formação 2013. Mestrado pela Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (2014 – 2016) onde desenvolveu pesquisas relacionadas aos modelos acoplados do tempo e a química da atmosfera, especificamente o Coupled Chemistry Aerosol-Tracer Transport model to the Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System (CCATT -BRAMS). O trabalho incluiu a obtenção de cenários de emissão de poluentes por fontes veiculares e o estudo do impacto na qualidade do ar. Doutorado em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2016-2021). A pesquisa de doutorado esteve relacionada com o desenvolvimento do CCATT-BRAMS-JULES e o estudo da interação entre a concentração dos aerossóis, as características da superfície e a ocorrência de eventos de precipitação extrema nas regiões urbanas. Incluindo a avaliação dos diferentes processos de microfísica de nuvens e os processos de distribuição de emissões de poluentes considerando a malha viária. No período 2018 – 2021 tem trabalhado como meteorologista operacional na previsão de tempestades e descargas elétricas no Núcleo de Monitoramento e Previsão de Descargas Atmosféricas (NMPDA), adquirindo habilidades na previsão operacional, no trabalho como o modelo Weather Research and Forecasting (WRF). Atualmente é aluno do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Resumo da palestra: A utilização dos modelos de previsão numérica do tempo é fundamental para conseguir prever com melhor acurácia e detalhamentos as condições da atmosfera. É preciso utilizar modelos com núcleos dinâmicos eficientes e parametrizações físicas avançadas e adaptadas às regiões de estudo. Essas características, em conjunto com a alta resolução espacial, permitem representar com sucesso o impacto das diferenças morfológicas e da estrutura espacial urbana nos fenômenos meteorológicos, em especial aqueles associados ao tempo severo. Neste seminário serão apresentados os resultados obtidos ao analisar os impactos do material particulado e dos processos de superfície no desenvolvimento de tempestades severas na Região Metropolitana de São Paulo. Foi empregado para isso o sistema CCATT-BRAMS-JULES (Coupled Chemistry Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian Developments on the Regional Atmospheric Modelling System and Joint UK Land Environment Simulator). O modelo, além de ser não hidrostático como as versões anteriores, tem novas características e funcionalidades que o deixaram mais eficiente do ponto de vista computacional e na representação dos sistemas meteorológicos. Os resultados mostraram que quando foram modificadas exclusivamente as concentrações dos aerossóis na atmosfera, não se observou mudanças nas localizações dos núcleos convectivos e nem nas áreas de máximos e mínimos acumulados de precipitação. As diferenças observadas foram principalmente no tamanho e intensidade dos sistemas de nuvens. As mudanças nas características da superfície, com a substituição da mancha urbana pela vegetação, trouxeram como consequência variações nas localizações das células que formam as tempestades, variando a forma e momentos em que elas passam pelos seus estágios de desenvolvimento. Em relação à intensidade da precipitação, está sempre foi maior nos testes de sensibilidade em que se realizou a substituição da mancha urbana pela vegetação. Este estudo numérico traz uma contribuição para a avaliação e implementação de um sistema integrado de previsão numérica do tempo e da química da atmosfera, em alta resolução espacial, com o CCATT-BRAMS-JULES.