I Simpósio Brasileiro de Biometeorologia Humana, no CCET-UFRN, na cidade de Natal/RN de 04 a 08 de julho de 2022

No evento serão abordadas as seguintes Sessões Temáticas:
(1) Conforto Térmico (4hs + 4hs);
(2) Biometeorologia Urbana e Arquitetural (4hs + 4hs);
(3) Doenças Meteorotrópicas e Doenças Clima-Dependentes (4hs + 4hs);
(4) Interação Poluentes-Atmosfera (4hs + 4hs); e
(5) Mudanças Climáticas e Etnoclimatologia (4hs + 4hs).

O evento será sediado no CCET-UFRN, na cidade de Natal/RN de 04 a 08 de julho de 2022, onde profissionais, pesquisadores, técnicos, estudantes e população civil poderão, dentre outros assuntos, discutir os efeitos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana. Inscrição gratuita: sigeventos.ufrn.br Informações: sbbiomethumana@ccet.ufrn.br

A Biometeorologia é uma ciência que visa especificamente estudar os efeitos dos fatores atmosféricos sobre os organismos vivos, sendo um dos ramos da Ecologia e da Climatologia. Em termos gerais, ocupa-se dos efeitos do estresse climático e das estratégias de modificação ambiental, com o intuito de minimizar o efeito do ambiente climático sobre os seres vivos e melhorar o seu desempenho orgânico. Nos últimos anos vêm aumentando cada vez mais as vozes de alarme a respeito das mudanças que estão ocorrendo nos climas de todo o planeta. Estas mudanças não são pontuais, mas envolvem alterações sistemáticas nos diferentes componentes climáticos, mais acentuadamente em algumas regiões do que em outras. Em consequência, tem havido um crescente interesse numa melhor compreensão das inter relações entre os seres vivos e seus ambientes, como resultado de uma conscientização geral dos prejuízos que a ignorância, inconsciente ou mesmo deliberadamente cultivada, tem causado à Natureza. Considerando que a Biometeorologia é, por excelência, o estudo das relações entre a Biosfera e o ambiente atmosférico, cabe àqueles que a praticam um papel de grande importância nos tempos que correm e nos que estão por vir. Há uma necessidade crescente de mais e melhores pesquisas a respeito dos fenômenos de troca de energia térmica entre os seres vivos e o seu ambiente, particularmente no que se refere aos efeitos das altas temperaturas, da radiação solar e ao uso da água. Mas, para que essas pesquisas sejam realmente válidas na sua contribuição, deve haver uma comunicação efetiva entre os pesquisadores das diferentes áreas abrangidas pela Biometeorologia. A ciência é uma só,  a busca da Verdade,  e todos aqueles que se consideram cientistas precisam da colaboração uns dos outros, deixando de lado as vaidades profissionais, a competição sem sentido, o desdém pelo conhecimento alheio e, particularmente, a preguiça em estudar. Somente assim poderemos enfrentar os grandes desafios que estão à nossa frente, os quais não poderão ser resolvidos tão somente por tecnologias desenvolvidas às pressas, mas principalmente através de boa vontade, do conhecimento compartilhado e de muito bom-senso.

Objetivos Gerais:

Tem sido observado ao longo do tempo que o efeito dos fenômenos meteorológicos deve ser conscientemente avaliado e diagnosticado, atendendo às necessidades de uma população que cresce rapidamente e cujas atividades afetam substancial e negativamente o meio ambiente. Em todas as partes do globo tem crescido a necessidade de se obter e transferir dados meteorológicos em tempo real.

O Simpósio Brasileiro de Biometeorologia Humana tem os seus objetivos e finalidades traçados de forma a contribuir para trazer à sociedade civil e científica brasileira, novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, reduzir a poluição ambiental, melhorar a qualidade de vida, com o monitoramento e a preservação ambiental; e gerar novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda.