Chamada de Propostas para Apoio a Centros de Computação de Alto Desempenho (fapesp.br/8388)
Coordenação-Geral de Ciências da Terra – CGCT
Modelagem Numérica do Sistema Terrestre
Vídeos
Imagens
FAPESP, MCTI, MCom e CGI.br tornam pública a presente Chamada de Propostas para Apoio a Centros de Computação de Alto Desempenho, no âmbito do Convênio de Cooperação Científica e Tecnológica entre FAPESP, MCTI e MCom (fapesp.br/8388), no interesse do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.
Finalidade
A Chamada para Centros de Computação de Alto Desempenho (ou HPC, do inglês High Performance Computing) tem por objetivo apoiar a aquisição de equipamentos de computação de alto desempenho que possam proporcionar infraestrutura computacional para realização de pesquisas em todas as áreas do conhecimento que sejam intensivas em recursos de computação. Os recursos necessários para o desenvolvimento da infraestrutura das instalações para receber os equipamentos de computação de alto desempenho são considerados como de responsabilidade da instituição proponente e constituem contrapartida requerida para a apresentação da proposta. Além disso, os proponentes devem demonstrar um histórico comprovado de atuação como centro de HPC.
O presente programa tem natureza de criação de infraestrutura e não se destina a prover o financiamento convencional aos projetos de pesquisa que eventualmente irão se aproveitar da infraestrutura aqui apoiada, sendo que o apoio à realização de tais projetos de pesquisa deve ser buscado nas linhas próprias de financiamento à pesquisa.
Uma parcela dos custos de manutenção dos equipamentos a serem adquiridos pode ser solicitada na presente Chamada. Porém, é esperado que as propostas submetidas a esta Chamada também proponham outras formas de cobrir custos de manutenção dos equipamentos. Não poderão ser solicitados recursos para cobrir custos de manutenção da infraestrutura predial e de apoio aos equipamentos de computação, como climatização e similares, que deverão ser cobertos por recursos aportados pela instituição proponente ou de outras fontes. Além disso, os custos de salários e outros encargos referentes aos profissionais de apoio que a presente Chamada prevê que estejam disponíveis para operação do centro não podem ser solicitados nas propostas submetidas a esta Chamada e são de responsabilidade exclusiva da instituição proponente. Os proponentes poderão prever, em seu plano de negócios, a cobrança pelo oferecimento dos serviços, desde que seja oferecido algum nível de gratuidade a usuários de instituições acadêmicas.
Características do Programa
Neste campo destacam-se alguns aspectos relevantes do item 2 do Edital:
Esta Chamada aberta a Instituições de Ensino ou Pesquisa de todo o Brasil, para apoiar 2 centros no estado de São Paulo e 2 centros em outros estados brasileiros. Cada centro poderá receber recursos de até R$ 25 milhões nesta Chamada, totalizando até R$ 100 milhões.
Chamada lançada no âmbito do Programa de Equipamentos Multiusuários – EMU da FAPESP (fapesp.br/emu/normas) e tem natureza infra estrutural.
O Edital deve ser consultado para a completa compreensão do contexto.
Foi decidido na Reunião da Direção, realizada em 22 de agosto de 2022, que a presente Chamada será coordenada pela CGIP e será estruturada de forma a prover infraestrutura para múltiplos usuários e áreas do Instituto.
Data limite para submissão das propostas: 31 de janeiro de 2023
Página da chamada: https://fapesp.br/15624/chamada-de-propostas-para-apoio-a-centros-de-computacao-de-alto-desempenho-fapesp-mcti-mcom-cgibr
Notas
Nota 1: Preferencialmente, devem ser postuladas propostas que já tenham seus TAPs aprovados;
Nota 2: Caso o projeto conte com a participação de organizações externas, as respectivas parcerias devem ser formalizadas.
Nota 3: Eventuais parcerias devem ser formalizadas e os Termos de Abertura do Projeto (TAP) devem ser aprovados antes da assinatura da outorga, caso a proposta seja aprovada.
Nota 4: As propostas deverão ser alinhadas antecipadamente o Coordenador Geral da área finalística.
Nota 5: As propostas que sejam encaminhadas pelo INPE devem, obrigatoriamente, apresentar alinhamento com a natureza da missão do Instituto.
Nota 6: Na eventual necessidade de contrapartida do INPE, esta contrapartida deve ser alinhada previamente com o Coordenador Geral da área e com a direção do Instituto antes da proposta ser submetida.
Fonte: Adaptado de FAPESP.
COGPI – Coordenação de Gestão de Projetos e Inovação Tecnológica