Chamada de Propostas para projetos colaborativos de pesquisa em inovação apoiando pequenas e médias empresas e instituições de pesquisa paulistas cofinanciadas por empresas.

Pesquisa Inovativa em Pequemas Empresas (PIPE) Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) 
 

Introdução 

A FAPESP, em parceria com a VINNOVA (Suécia), CDTI (Espanha) e BMBF (Alemanha)*, lança esta Chamada de Propostas para projetos colaborativos de pesquisa em inovação apoiando pequenas e médias empresas sediadas no estado de São Paulo (modalidade PIPE Fase2) e instituições de pesquisa paulistas cofinanciadas por empresas (modalidade PITE)

As agências de fomento participantes são: 

São Paulo (Brasil): FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo 

Suécia: VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia 

Espanha: CDTI – Centro de Desenvolvimento para Tecnologia Industrial 

Alemanha*: BMBF – Ministério Federal da Educação e Pesquisa (* a confirmar) 

Essa colaboração multinacional é viabilizada no âmbito do mecanismo Globalstars da Rede Eureka. Trata-se uma rede de organizações financiadoras de pesquisa e inovação que tem como objetivo financiar a execução de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Atualmente a rede engloba 48 países tendo apoiado mais de sete mil projetos com orçamento superior a 48 bilhões de Euros. Trata-se de uma das maiores iniciativas mundiais de fomento à inovação. 
 

Temas de interesse 

  • Inteligência Artificial (IA) em Cidades Inteligentes. Com ênfase em: 
    • Qualidade da água e do ar 
    • Gerenciamento de água e esgoto. 
    • Transporte e logística, mobilidade de pessoas e mercadorias. 
    • Participação dos cidadãos – “empoderamento”. 
    • Apoio ao uso eficiente de recursos e à redução de CO2. 
  • IA em Saúde 
  • Indústria 4.0 
     

Modalidades de apoio 

  1. PIPE Fase 2 Direta ou PIPE TC Fase 2 Direta 

    Para submissão de propostas para um projeto colaborativo entre uma empresa de até 250 funcionários (independente do faturamento) com unidade de pesquisa sede do projeto no estado de São Paulo e uma ou mais empresas da Suécia, Espanha ou Alemanha* (PIPE Fase 2 Direta). Para a modalidade PIPE para Transferência de Conhecimento (TC ) deve haver também uma parceria com Instituição de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo, onde a tecnologia base do projeto tenha se originado. 

    Além das condições específicas da Chamada, devem ser respeitadas as normas da modalidade PIPE Fase 2 Direta ou PIPE TC (Normas do PIPE: https://fapesp.br/pipe/normas/).

     
  2. PITE – Modalidade 2 

    Para submissão de propostas para projeto de pesquisa submetido por um pesquisador elegível de uma instituição de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo, em tema coerente com as diretrizes temáticas desta Chamada, e cofinanciado por uma ou mais empresas de qualquer porte. O projeto será cofinanciado pela FAPESP, de um lado, e pela empresa patrocinadora, sozinha ou em parceria com uma das agências financiadoras de Suécia, Espanha ou Alemanha*, indicadas nesta Chamada. Em um consórcio mais amplo, podem participar instituições de pesquisa dos países envolvidos sendo financiadas pelas agências de fomento parceiras. 

    Além das condições específicas da Chamada, devem ser respeitadas as normas do Programa PITE – Modalidade 2 em que o financiamento da FAPESP é direcionado exclusivamente à Instituição de ensino superior e pesquisa. Espera-se a criação de conhecimento ou inovações tecnológicas de interesse da(s) empresa(s) cofinanciadora(s), além de uma contribuição para o avanço do conhecimento e para a formação de recursos humanos altamente qualificados (Normas do PITE: https://fapesp.br/pite).


     

Recursos 

A FAPESP disponibilizará o equivalente a 1,5 milhões de euros para as propostas aprovadas. Os valores e condições de financiamento das agências parceiras podem ser consultados em: https://www.eurekanetwork.org/open-calls/globalstars-brazil-sao-paulo-2022 

Para PIPE: 

a. As propostas devem ser preparadas de forma colaborativa entre as empresas participantes. 

b. A FAPESP cobre até 100% dos custos elegíveis. 

c. O financiamento máximo por projeto é limitado ao orçamento da Fase 2 do PIPE (R$1.000.000,00). 


Para PITE: 

a. Deve haver colaboração entre empresa e pesquisador na definição do tema da proposta. 

b. Empresas de qualquer tamanho. A FAPESP financia até 50% do custo do projeto no estado de São Paulo. 

c. O financiamento concedido pela FAPESP é desembolsado exclusivamente para instituições de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo. 

d. O financiamento máximo por projeto é de R$1.300.000,00. 
 

O Edital deve ser consultado para a completa compreensão do contexto. 

Data limite para submissão das propostas: 31 de janeiro de 2023 

Página da chamada
https://fapesp.br/15644/chamada-de-propostas-eureka-globalstars-2022-sao-paulosueciaespanhaalemanha 
 

Notas 

Nota 1: Preferencialmente, devem ser postuladas propostas que já tenham seus TAPs aprovados; 

Nota 2: Caso o projeto conte com a participação de organizações externas, as respectivas parcerias devem ser formalizadas. 

Nota 3: Eventuais parcerias devem ser formalizadas e os Termos de Abertura do Projeto (TAP) devem ser aprovados antes da assinatura da outorga, caso a proposta seja aprovada. 

Nota 4: As propostas deverão ser alinhadas antecipadamente o Coordenador Geral da área finalística. 

Nota 5: As propostas que sejam encaminhadas pelo INPE devem, obrigatoriamente, apresentar alinhamento com a natureza da missão do Instituto. 

Nota 6: Na eventual necessidade de contrapartida do INPE, esta contrapartida deve ser alinhada previamente com o Coordenador Geral da área e com a direção do Instituto antes da proposta ser submetida. 

Nota 7: Para eventual parceria com empresas, o proponente deve estar atento e encaminhar adequadamente a devida tratativa em relação a Propriedade Intelectual desenvolvida em conjunto.  

Fonte: Adaptado de FAPESP. 

COGPI – Coordenação de Gestão de Projetos e Inovação Tecnológica