8º Seminário da DIMNT – Interação turbulência-nuvens na Amazônia através de simulações LES, e seu impacto na modelagem do Sistema Terrestre – 16 de novembro de 2022, 10h35 às 11h35

Data: 16 de novembro de 2022

Horário: 10h35 às 11h35

Link de acesso:
https://inpe-2022.webex.com/inpe-2022-pt/j.php?MTID=m6a0a6a4d44a8f7b3eccc78fbb1d57cdc

Faça suas perguntas via nosso Link para perguntas:
https://app.sli.do/event/cFz3tbLUD8hb6ktXtSMfrQ

Título do Seminário: Interação turbulência-nuvens na Amazônia através de simulações LES, e
seu impacto na modelagem do Sistema Terrestre.

Palestrante: Silvio Nilo Figueroa Rivero

Biografia: Silvio Nilo Figueroa possui graduação em Meteorologia pela Universidade Nacional Agraria La Molina, Lima-Perú (1984), mestrado (1990) e doutorado (1997) em Meteorologia pelo INPE. Desde 2002 é pesquisador do INPE. Foi chefe da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD) do CPTEC (2016-2019). Tem experiência na modelagem global/regional, dinâmica e parametrizações físicas da convecção/microfísica/PBL. Participou no desenvolvimento do modelo global do CPTEC (Brazilian Global Atmospheric Model-BAM) e do modelo Brasileiro de Sistema Terrestre (BESM). Atualmente é um dos coordenadores da sub-rede Modelagem Climática da RedeClima. Na área de formação de recursos humanos, participou em diferentes programas de capacitação (nacional e internacional) na área de métodos numéricos e modelagem atmosférica. Atualmente é docente da PGMET no curso de Termodinâmica da atmosfera e física de nuvens e colabora no curso de modelagem atmosférica. As áreas principais de interesse de pesquisa são: interação PBL-nuvens-radiação em especial na Amazônia, convecção tropical, variabilidade do clima tropical (intrasazonal, interanual e interdecadal), impacto dos Andes no clima da América do Sul, e modelagem multiescala: LES-SCM (single column model)-ESM (Earth System Model).

Resumo da palestra: A representação das nuvens (dinâmica, microfísica, macrofísica e suas diversas interações) nos modelos numéricos de previsão de tempo e modelos climáticos de sistema terrestre (atmosfera-oceano-superfície continental-criosfera, ESM) é complexa. Os erros na representação destas nuvens podem levar a erros no ciclo diurno da precipitação, balanço da radiação na superfície, liberação de calor latente na troposfera, entre outras. Como consequência destes erros, a circulação atmosférica global e suas interações com a superfície continental e os oceanos, em especial nos trópicos é substancialmente afetada, comprometendo a qualidade das previsões numéricas, em especial climáticas e de projeções futuras. O impacto das nuvens baixas no sistema terrestre é uma das grandes incertezas dos modelos de CMIP6. Neste seminário, se fara uma introdução sobre o processo de formação das nuvens convectivas quentes na Amazônia e sua interação com os processos turbulentos na camada de mistura e dentro da nuvem, através de simulações LES.E uma proposta de desenvolvimento das parametrizações dos processos físicos, em especial PBL-convecção-microfísica através de modelagem multiescala (LES-SCM-ESM).